sexta-feira, 3 de maio de 2019

Sri Lanka vai ter que esperar



Após dois meses na Tailândia no meu programa de voluntariado e visita aos meus amigos, tive que sair por causa do visto de turismo, comprado no Consulado da Tailândia no Porto, que é de 2 meses. Não me maçou ter de o fazer pois aproveito para conhecer outro país, uma vez que me encontro deste lado do mundo. A minha primeira opção foi Myanmar, que é um país que abriu recentemente ao turismo, mas...apesar de ter o bilhete de avião, decidi não ir porque o meu coração não estava muito entusiasmado com o destino. Mais templos, longas distancias de um sitio de interesse para outro.. Não me apeteceu. Por isso pensei noutro destino e Sri Lanka surgiu como possibilidade pois é um destino muito completo, com uma cultura completamente diferente dos países que já visitei e porque as plantações de chá, os elefantes selvagens, as viagens de comboio, a gastronomia, as praias, a gente ofereciam todo o entusiasmo que pretendia para a minha próxima aventura. Comecei a sentir-me entusiasmada com essa viagem. Comprei um bilhete de ida e enquanto pesquisava sobre o destino e decidia quantos dias deveria ficar, soube do atentado terrorista em Colombo.
O meu coração ficou partido.. 10 anos de paz naquele país assombrados agora por este evento. 9 bombas dispersas em simultâneo no Domingo de Páscoa. Centenas de mortos e feridos.. 


Desconecto-me sempre das notícias quando viajo, mas na semana seguinte ao atentado fiquei atenta pois tinha que decidir. Em 8 dias a minha viagem ao Sri Lanka começava. Não disse logo que não ía. Sou obstinada e não acredito que o terrorismo deva limitar e aterrorizar as pessoas. Evitar visitar o país seria compactuar com os mal-feitores e prejudicar ainda mais as pessoas do Sri Lanka, que tanto dependem do turismo. Para além disso eu acredito que depois de um acto destes acontecer, as autoridades policiais e militares estão mais atentas e no final de contas, parece ser mais seguro.

Foi difícil mas alguns dias após e depois de perceber que muitos turistas cancelaram as suas viagens e eu ía ser, ainda mais o centro das atenções (indianos e lankianos adoram mulheres loiras), havia sido instalado um horario de recolher a partir das 20h00, haviam filas de horas no controle de passageiros no aeroporto de Colombo, havia uma grande tensão no país, obvia pelos atentados recentes e referência a retaliação e vingança por parte dos populares.. mais o importante facto de que iria aumentar a preocupação dos meus pais e irmão por ir para lá e sozinha... decidi com imensa pena e agonia que não iria embarcar e por isso escolhi outro destino que já conheço mas adoro, Bali, e a outra ilha desconhecida e ha muito tempo na minha lista de sitios a visitar - Flores e Komodo. Não seria um país novo, não seria um carimbo novo a acrescentar no meu passaporte, mas a Indonesia com 17 000 ilhas, é um país para ir e voltar...varias vezes!! 

Desejo que a paz regresse e se mantenha por muitos anos no Sri Lanka que tanto merece! 

1 comentário: