quinta-feira, 28 de junho de 2012

Kuta Beach


Kuta Beach, o destino entre Singapura e o resto...

Porquê Kuta? Porque tem fama de ser "a melhor praia de Bali", porque tem animação, com um sem fim de bares e discotecas, porque tem muitas ofertas para outros destinos e é uma boa base para organizar o resto da viagem, porque tem muito mais do que casais (ao contrário de muitos destinos de Bali e acreditem que sózinha não seria nada agradável estar rodeada de pombinhos e corações), porque é o ícone do início do turismo em Bali e só por isso eu já tinha que ir lá :)
Hinduísmo

Templo hindu nos jardins do hotel

Diz-se que Kuta começou a ser turística quando um casal de americanos, em 1930 se assentou e abriu uma pequena Guesthouse, na praia que na altura era deserta, com bungalows em estilo balinês. O proprietário, que terá aprendido surf no Hawai, ensinou os locais esta prática, vindo a tornar-se uma atividade muito comum. Com o tempo, Kuta tornou-se numa paragem obrigatória para os viajantes que circulavam entre a Europa e a Austrália. Na década 60 os hippies fascinaram-se por esta praia paradisíaca, com venda livre e acessível de cogumelos mágicos, excelente clima e de ambiente relaxado e zen. Claro que o turismo foi aumentando de forma exponencial e hoje eu olho para kuta como um paraíso perdido. Mais um que pagou o preço da sua fama. Na verdade, sentí uma desilusão, pois deparei-me com "um Bali" que não esperava. Três noites e dois dias foram mais d que suficientes para descansar, planear a minha ida para Ubud e pôr-me a andar dali para fora. O trânsito é insuportável, o assédio é desconfortável...

Valeu-me ter escolhido um hotel bastante agradável, o Satriya Cottages, que oferecia um ambiente bastante relaxado e cuidado, parecendo um pequeno oásis no meio daquela confusão. Nunca troco a praia pela psicina num hotel, tirando desta vez. Até o restaurante, com uma banda a actuar ao vivo de noite, me pareceu ser o melohor local para comer nas redondezas.

No entanto, para quem gosta de muita animação, este talvex seja o sitio ideal. Até o Hard Rock café lá se encontra, com um grande Hotel que lhe pertence. O Sheraton tamem está a ser construido e logo ao lado, um grande centro comercial. As lojas abundam, principalmente as lojas de Surf. E já agora, para quem quiser aprender surf esta praia é adequada. As ondas não me pareceram muito agrestes e instrutores de surf estão em toda a praia. Aliás eu dividia a praia em dois, pois 2 mundos se encontram pela extensa praia de dezenas de km que começa junto ao aeroporto e se prolonga por Legian: a zona de areia e a zona das árvores. Na areia estão os turistas, indonésios e internacionais que se deleitam ao sol, fazem caminhadas, brincadeiras ou se deleitam no mar, quer em banhos, quer a praticar surf. Nas árvores estão os locais com todos os seus estaminés - oferta de massagens, venda de bebidas (com complemento de cadeirinhas de esplanada para se sentarem na sombra a olharem para o mar), instrutores de surf, gigolos, venda de artesanato, etc, etc. A praia tem um muro muito bonito, branco e trabalhado, com várias entradas, que serapa a confusão da rua, da "tranquilidade" da praia.
Tive uma experiência muito divertida nesta praia e para mim foi a parte mais gira desta minha passagem por Kuta. Pelo menos deu para me rir imenso, sózinha! :) Experimentei fazer uma caminhada pela praia, junto ao mar, obviamente em bikini para aproveitar o sol. Quando fui abordada a primeira vez por 2 rapazes locais que queriam tirar uma fotografia comigo achei engraçadoi e permití, pois eu mesma também gosto de tirar foitografias com as pessoas que vejo de outros países e se gosto que me digam que sim, também devo colocar-me no lugar dos outros. Assim, permití e sorrí! Mais uns metros á frente e já tenho mais 3 rapazes, locais, a pedirem-me o mesmo...ok, "isto está a ser interessante" pensei eu! Branquela, meia loira e de bikini...está explicado. Logo a seguir um grupo de raparigas, locais também, e provavelmente de outra ilha indonésia, pois vestiam trajes islámicos na praia, a pedirem uma fotografia comigo. Devo dizer que nunca me sentí tão despida, de bikini, como naquele momento! :) E a partir daqui comecei a pedir para tirarem fotografias com a minha máquina também, pois contado se calhar ningué, acreditava. Sentí-me uma estrela de Hollywood e deu-me vontade de rir. Foi sempre assim ao longo da minha caminhada, até que decidí não caminhar mais na praia e quando vou a sair, atravessando a zona das árvores, eis que um "Kuta cowboy" me interpelou para uma sessão de fotos com ele e uns convites para beber algo. Acabamos por nos rirmos todos da situação, agradecí o convite e despachei-me com a mentira inocente de que tinha o namorado á minha espera no Hotel. Não é fácil ser uma viajante solitária por Kuta! Ansiava pela serenidade de Ubud...

Já que falei nos "Kuta Cowboys" devo explicar este conceito que ficou mais conhecido no filme "Cowboys in Paradise". Homens exóticos, morenos, de longos cabelos, corpos tatuados a oferecerem companhia a turistas do sexo feminino...o resto fica na vossa imaginação, mas a fama persegue os balineses de Kuta!


Satriya Cottages - Kuta
Uma linda fonte elefante na piscina do hotel

Love is in the air

Pool Bar

Kuta Beach

O  mito do surf


Sinto-me um pouco despida...porque será? ;)

Concerto rock em ALTO som na praia


Mais uma aborgadem para uma foto


O paraíso dos australianos


Surfistas


Kuta Cowboys

Small waves

E outra abordagem para a foto

Espírito surfista
Relativamente perto de Kuta fica um templo que merece a visita pela sua magnificidade - Tanah Lot, um dos templos de Bali mais fotografados.
Tanah Lot é um dos sete templos hindús, que se encontram no mar, na Ilha de Bali.
O mais espectacular deste nem é o templo em si, mas sim a sua localização. O facto de se assentarem num grande rochedo torna-o imponente e rodeado por água, de uma rara beleza. Apenas é acessível quando a maré está vaza.
Dizem que a altura do dia mais bonita para o visitar é no final do dia, devido ao pôr-do-sol na água por detrás do templo. Mas o incoveniente disto é que todas as excursões são agendadas para este momento e desta forma, o templo enche-se de multidões. Na minha opinião, o início do dia é a melhor altura, pois apesar de tudo, o excesso de pessoas é sempre poluente para qualquer fotografia.
Tanah Lot significa "Terra no Mar", na lingua balinesa. Fica a cerca de 20 km de Dempassar. Uma vez que ía deslocar-me para Ubud ao fim do 3ºdia em Kuta, a minha estratégia para a visita deste local foi alugar um motorista privado para fazer o transporte para Ubud, mas com um desvio pelo Templo de Tanah Lot. Negociei o tempo que ficaria por lá e deu para cerca de uma hora livre. Assim, não gastei tempo em ida e volta de Kuta, só para visitar este templo! O preço deste serviço, depois de negociado ficou por cerca de 35 US dólar e demorou cerca de 4 horas (ngurah_dipta@yahoo.com). Acabei por "perder" mais tempo do que esperava no templo, porque também aqui o pedido de fotografias ao meu lado não tinha fim! Muito, muito bonito!

Uma menina da Ilha de Java que pediu uma foto
Vários meninos da Ilha de Java que pediram uma foto também! :)

Just me and Tanah Lot
Com a maré cheia não se consegue entrar...

Indonesio simpático


Um guia de turismo indonesio

Um grupo de pessoas que também pediram uma foto...

Can I enjoy Tanah Lot?

Orações

Cerimonia hindú

Catching the moment

De outra perspectiva

Apenas uma palavra - deslumbrante!

Figuras de Bali

A entrada para o Templo

Sem comentários:

Enviar um comentário