quinta-feira, 23 de junho de 2011

PHU QUOC ISLAND

Phu Quoc Island! 

O sossego de uma ilha tropical, ainda em desenvolvimento (felizmente).
Apesar da altura do ano não ser a melhor para visitar a ilha, devido ao inicio da Época das Monções, Phu Quoc ofereceu-nos 4 dias de calor constante e períodos de sol e céu azul. O mar não estava calmo e azul como desejávamos, e como o conhecíamos das imagens da internet em época seca, mas mesmo assim o prazer de estar numa ilha, quase deserta, foi compensador.


Mai House




Phu Quoc localiza-se no Golfo da Tailândia, muito próxima do Cambodja (a apenas 15 km da fronteira no Sul), que até há pouco tempo a tentou conquistar. Na zona norte da ilha está um grande regimento do exército e a maior zona florestal do Sul do Vietname - Parque Nacional. Este Parque Nacional ocupa 77% da Ilha. Falam-se de projectos megalómanos para a exploração turística na Ilha, entre os quais, grandes Resorts e Casinos. Pensa-se que se vai tornar na “próxima Puket”, descaracterizada e sobrelotada de turistas, por isso a melhor altura para visitar Phu Quoc é agora! Em breve será um paraíso perdido … Poderei dizer que “sou do tempo em que Phu Quoc tinha uma extensão curta de estrada em asfalto e o resto eram estradas de terra” J Lembra-me Ko Chang (Tailândia) que até há 10 anos só tinha estradas de terra e agora já é uma ilha com melhores vias de comunicação.

Rach Gia é a capital da Ilha e é uma cidade piscatória, com um grande porto de barcos piscatórios que estão estacionados ao longo do rio que atravessa a localidade. Os barcos são coloridos: azuis, verdes, vermelhos…
As casas também são de todas as cores e de tons fortes (tal como em todo o Vietname). Para jantar o melhor sítio na cidade é o Mercado Nocturno, que fica ao lado do mar e tem imensas esplanadas com Churrasco e imensa variedade de peixe, mariscos, moluscos. É só escolher o que queremos comer e é preparado na hora. Os produtos são muito frescos e é possível ver sinais disso, mesmo eu não sendo uma perita: nos ouriço-do-mar cortado ao meio, os “picos” ainda se mexem; nas lulas, a pigmentação ainda está a transformar-se como se os poros estivessem a dar os últimos suspiros; os moluscos que vivem dentro de pequenas e de gigantes conchas, ainda se mexem… é tudo muito fresco e para uma pessoa que seja sensível aos animais, é impressionante. Opto pela posta de atum, que já se encontra cortada e pela espetada de vieiras J A acompanhar encontramos o pão de alho, a batata francesa, o arroz, a espiga de milho, tudo assado na brasa! Há um Restaurante que me deixou excelente impressão e onde comi uma das melhores refeições até agora, que foi o “Cat Food” – delicioso!!!


Zona portuária


Grandes barcos coloridos






A escolha da Praia para ficar foi a Long Beach, que fica na zona Oeste e onde se pode ver o pôr-do-sol no mar. É a praia com mais unidades hoteleiras e a mais conhecida (ainda assim muito sossegada); fica no seguimento de Rach Gia. Do nosso hotel, Sea Star Resort, podíamos chegar á cidade em 20 minutos a caminhar, de mota, ou táxi. O Sea Star foi escolhido pelos Bungalows na praia. Por 50 US dólar/noite (2 pessoas) ficamos numa Villa com A/C, tv satélite, frigorifico, pequeno-almoço, free internet e uma varanda com uma vista de 1ªlinha para o mar! Um lugar midrange simpático! Também visitamos o Mai House e esse eu recomendo para casais, pois, apesar de não ter bungalows mesmo na areia, a decoração do seu interior é de muito bom gosto (very romantic).

Para almoçar na praia, normalmente visitam-se os restaurantes dos hotéis onde a qualidade é boa e o preço bastante acessível (entre 2,5 e 6 US dólar). Não apreciei particularmente o do nosso resort, mas recomendo o restaurante do Cassia Cottage (um resort muito bonito), onde comi um atum fresco estufado maravilhoso e o Restaurante Sun Set, que fica mesmo na praia, ao lado do Sea Star. Também existem diversos restaurantes na estada principal.

O mercado nocturno de Rach Gia

Peixes e mariscos fresquíssimos

O Cat Food Restaurant

É só escolher a ementa ao vivo!

O meu jantar delicioso, posta de atum, batata francesa e arroz (claro)


O restaurante da nossa praia
Sunset Restaurant!

A vista...

Uma salada mista com marisco e lulas deliciosa!
~

Uma vendedora de fruta na praia

Um ananás descascado e uma manga por 1 Euro


Outra vendedora, de bolinhos



Num dos dias fizemos um Tour de barco, cujo programa incluía pesca, snorkeling nas Ilhas Na Thoi, almoço a bordo e paragem na bonita praia de Bai Sao. Optámos pela empresa John´s Tour, que estava recomendada no Lonely Planet, mas eu não concordo com a recomendação pois não oferecia condições de segurança – não haviam coletes para todos os passageiros e os que haviam estavam em péssimo estado. Passei por embarcações com melhores condições… Valeu o almoço e a simpatia do guia; quanto á pesca, não obtive resultados e o snorkeling também não vi nada que valesse a pena (talvez fora da época das chuvas as condições sejam melhores). A praia de Bai Sao é um local de água muito serena e areia branca e fina. É muito conhecida por ser a praia mais bonita da Ilha. Estranhamente só tem um local para alojamento e alguns restaurantes. A extensa estrada que liga a esta zona da ilha (sul) não tem boas condições (terra) e penso que é por isso que o local ainda não é muito frequentado. Até quando?
No regresso parámos numa Quinta de Pérolas, onde têm o cativeiro das ostras que produzem as pérolas. Foi-nos demonstrado como se obtêm e feito ensino do tempo que demora a atingir uma pérola grande – cerca de 7 anos. Nesta quinta podem-se comprar inúmeros adornos feitos com estas preciosidades a preços bem mais acessíveis do que na Europa (para quem aprecia).


Bai Sao Beach


Bai Sao


Já no barco...

Viveiros e pescadores

Barcos de pesca nas Ilhas Na Thoi


The Pearl´s Farm

As ostras produtoras de pérolas

Demonstração da extração de uma pérola

"ainda sou do tempo em que as estradas eram de terra em Phu Quoc Island" :)

Túmulos dispersos nos terrenos...


Foi uma passagem curta e deixou o desejo de regressar na época seca para desfrutar melhor do azulão e da serenidade do mar. Ficou muito por explorar em Phu Quoc, nomeadamente as praias de Este, as cascatas e o Parque Nacional.

Rumo a Hoi Na J
Happy me! :)

O único pôr-do-sol possivel de se ver na Long Beach, em época de Monções



Uma Pagoda em Rach Gia

E a maior Pagoda da cidade- linda!!!

Pôr-do-sol em Rach Gia


O último pôr-do-sol em Phu Quoc








Sem comentários:

Enviar um comentário