Sydney, Reveillon 2012/2013
Depois de passar o Natal nas Ilhas Salomão, Sydney foi o destino obvio para a noite de 31 de Dezembro. Chegar á cidade que me habituei a ver na televisão todos os anos no ultimo dia de ano, como a primeira zona do Globo que chega ao Ano Novo, foi uma sensação única. Lembro-me que me arrepiei quando ia no carro em direcção ao centro e ví pela primeira veza Ópera de Sydney. Era oficial, eu estava ali, no ouyro lado do mundo, literalmente!
Como chegamos no dia 31 á noite e o centro da cidade estava sobrelotado com os espectadies do fogo de artificio na Sydney Harbor, tive que me deslocar com o Ivo para uma zona um pouco mais distante, ainda de bagagem da viagem das Salomão e encontrar-nos com uns amigos num Parque que olhando no mapa me parece ter sido o Vaucluse Park. Habituada a levar a garrafa de champanhe na mão, nas ruas do Porto para celebrar o inicio de um novo ano, foi uma sensação estranha descobrir que ali na Australia, essas celebrações publicas são proibidas e alcool na rua nem pensar. No entanto, o fenomenal fogo de artificio não desiludiu e a sensação unica de estar ali foi mais do que suficiente para a euforia.
Sydney é um dos sitios top para se viver um Reveillon inesquecivel.
O dia 1 de Janeiro de 2013 foi tambem uma experiencia unica para mim. Nunca tinha celebrado este dia na praia e o local escolhido foi a cosmopolita e famosa Bondi Beach.
Estava repleta de gente e festas que ainda decorriam provavelmente a celebrar o primeiro dia do ano.
Um sitio de gente gira, areal extenso e mar vigiado pelos famosos nadadores salvadores australianos. Mais tarde disseram-me que estés, inclusive têm um programa de televisão. E depressa percebi que tipo de acçao decorre nestas praias.
O primeiro dia na Australia não foi dificil de se sentir. Tive plena consciencia de onde estava quando ouvi uma sirene na praia e me disseram, há tubarão no mar. As pessoas levantaram-se, toda a gente olhava para o mar, os nadadores e surfistas fugiam do mar e de repente, duas lanchas e dois helicopteros patrulhavam o tubarão que conseguira contornar as redes que protegem as praias. Aparentemente é noticia de cada vez que isto acontece e um dos helicópteros pertencia a um canal de televisão. As lanchas e o helicóptero dos Lifeguard patrulham a toda a hora as praias para assegurar quem se aventura na água. Instantes depois o tubarão afastou-se da praia e tudo voltou á normalidade. Eu estava na Australia. Tive a confirmação naquele momento :)
Bondi Beach |
A Opéra de Sydney...não há palavras para descrever. Única!
O Jardim Botanico perto da Opera é lindissimo e a partir dai, o antigo Hospital de Sydney com a estatua de um porco que manda a tradição que deve ser beijado para dar sorte, fica a uma curta distancia a caminhar. Alias, a maior parte dos percursos que fiz, foi a caminhar. apesar de enorme, os pontos de intersse da cidade estão bem concentrados e relativamente próximos. A bela Catedral de Santa Maria, com a belissima fonte de estatuas e a Sydney Tower Eye ficam muito proximas também. Fiz a subida á Torre e apesar de bonita a vista, não se compara á gratuita vista da Ponte.
Sydney é uma cidade multicultural, cosmopolita e moderna, mas também com um ambiente acolhedor de bairros de casas pequenas e restaurantes bem frequentados e charmosos. Tal como Londres, apresenta um equilíbrio belo entre o antigo e o moderno, os parques naturais e a diferença cultural. A diferença esta no seu clima solarengo.
Eu imaginei-me perfeitamente a viver lá. Pena ser tão longe :)
Ponte da Harbour de Sydney |
Vista magnifica sobre a Harbour, a Opera e The Rocks |
A antiga The Rocks e a Sydney moderna por tras |
The Rocks |
Viva 2013!! |
Caminhando pelo Jardim BOtanico |
Hospital de Sydney e a famosa estatua do porco que tive que beijar |
Sydney Eye |
Catedral de Santa Maria |
Vista da Sydney Eye |
Sem comentários:
Enviar um comentário